Código de Ética do Grupo Map


Prezado Colaborador

Este Código de Ética mostra os principais DIREITOS e DEVERES dos colaboradores do Grupo MAP, bem como as normas legais que os regem. Esses são os propósitos deste documento que ora apresentamos. Este não é um material fechado e/ou finalizado. É, isto sim, um primeiro “ensaio” para que o colaborador do Grupo MAP tenha fácil acesso ao conjunto de princípios de seu interesse. Exatamente por não ser fechado, este material está aberto a colaborações. Então, caros colaboradores de todos os postos de trabalho, caso percebam a ausência de algum DIREITO e/ou DEVER, ou mesmo desejem ver acrescida alguma norma que considerem valiosa/relevante, sintam-se livres para nos apresentar a(s) sua(s) sugestão(s).


Valores Organizacionais

  • Confiabilidade do negócio: O GRUPO MAP proporciona uma sólida estrutura organizacional e financeira conseqüência do comprometimento da alta direção com a gestão empresarial.
  • Versatilidade no atendimento: O GRUPO MAP entende que se encontra preparado para atuar em vários segmentos de mercado e atender às novas necessidades e expectativas dos seus clientes.
  • Valorização dos nossos clientes: O GRUPO MAP respeita a cultura organizacional e individualidade dos clientes, proporcionando serviços personalizados.
  • Valorização dos nossos recursos humanos: O GRUPO MAP entende que respeitando o profissional como pessoa, provendo a competência necessária e um ambiente de trabalho adequado, mantém seu colaborador motivado, proporcionando melhor qualidade de vida.
  • Transparência nos negócios: O GRUPO MAP assegura que todas as informações pertinentes aos serviços contratados estejam disponíveis às partes interessadas aplicáveis e atende a todos os requisitos legais aplicáveis.
  • Discrição e ética na execução dos serviços: O GRUPO MAP conscientiza seus colaboradores quanto à importância de desempenhar suas atividades de modo discreto e respeitar os princípios éticos próprios e dos clientes.

1. Comportamento Esperado

Todos os colaboradores do Grupo MAP têm as seguintes obrigações:


  • Não usar o nome do Grupo MAP ou seu cargo/função para conseguir melhorias pessoais e para parentes junto a terceiros (fornecedores e clientes);
  • Evitar o uso do celular e fone de ouvido ao dirigir o veículo da empresa, ao atender clientes internos / externos e no posto de serviço;
  • Cuidar da aparência pessoal e usar o uniforme da empresa em horário de trabalho;
  • É proibido chegar ao trabalho sob o uso de bebida alcoólica ou drogas;
  • Familiares dos colaboradores podem trabalhar na empresa, desde que sejam selecionados da mesma maneira que os outros candidatos e que as suas funções não sejam conflitantes, ou seja, é proibida a subordinação direta;
  • É proibida a divulgação de informações sem a autorização da diretoria ou pelo responsável do assunto;

2. Não Podemos Aceitar

  • Qualquer tipo de preconceito seja por motivo de raça, religião, sexo, idade, ideais políticos, nacionalidade, estado civil, orientação sexual ou deficiências físicas;
  • Humilhação, ofensa, assédio sexual, moral ou ameaças mesmo que sejam feitas por colegas, por um superior (chefe) ou subordinado.

3. Transparência

Para o Grupo MAP a transparência é um valor muito importante em suas atividades. Assim, todos os colaboradores devem:


  • Dar informações corretas e atuais sobre fatos importantes para nossa empresa;
  • Comunicar-se de forma clara, simples, direta e com evidências.

4. Relacionamento

Para nos relacionar com os colegas, devemos:


  • Agir com educação, atenção e cortesia sempre respeitando a maneira de ser de cada um.
  • Disposição a ajudar os colegas quando necessário;
  • Não prejudicar os colegas por meio de fofocas e/ou mentiras;
  • Trabalhar em equipe e, quando for necessário, ensinar e passar informações aos colegas de trabalho com o objetivo de auxiliá-los a desempenhar corretamente suas atividades;
  • Não tomar para si as ideias que sejam de outras pessoas;
  • Manter limpo e em ordem o local de trabalho.

Para nos relacionarmos com os clientes, devemos:


  • Servir o cliente com qualidade, agilidade e confidencialidade;
  • Manter uma relação responsável prestando informações claras, precisas e confiáveis, cumprindo os prazos acordados.

5. Confidencialidade

Informações confidenciais são dados importantes que pertencem ao Grupo MAP. Portanto, devem ser mantidas em segredo informações sigilosas ou estratégicas, que interessam apenas à Empresa.


  • Cuidado ao falar dos negócios e informações da Empresa em lugares públicos como restaurantes, transportes, elevadores, etc;
  • Não passe informações a outras pessoas, nem dê entrevistas sobre a empresa sem autorização da diretoria. O uso ou a divulgação não autorizada de informações confidenciais é infração grave e pode resultar em punições.

6. Conflito de Interesses

Os conflitos de interesse acontecem quando as atitudes que favorecem o colaborador são contra os interesses da Empresa. Alguns exemplos de conflitos de interesses que não são permitidos:


  • Utilizar o cargo para conseguir vantagem para si, colegas e/ou familiares, como por exemplo: solicitar a fornecedores emprego para algum amigo;
  • Realizar atividades políticas dentro da empresa, já que o Grupo MAP não se envolve, nem possui posições político partidárias.

7. Presentes e Brindes

  • Não devemos aceitar presentes, dinheiro ou vantagens que coloquem em dúvida seu comportamento profissional, a exemplo de presentes de fornecedores;
  • Não devemos oferecer presentes, dinheiro ou vantagens a fornecedores ou empresas em que estamos participando de processos licitatórios.

8. Ética na Empresa

Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Entre eles:


  • Ser honesto em qualquer situação. A honestidade é a primeira virtude da vida dos Negócios;
  • Ter coragem para assumir seus atos, assumir o que fez. Não prejudicar os outros;
  • Ser tolerante e flexível;
  • Ser íntegro em qualquer situação. Isso significa agir de acordo com seus princípios;
  • Ser educado;
  • Ser humilde;
  • Ser prudente.

Algumas estratégias para saber que está sendo ético:


  • Saiba exatamente quais são os seus limites éticos. Não faça nada que não possa assumir em público;
  • Meça cuidadosamente as conseqüências dos seus atos em relação a todos os envolvidos;
  • Seja comprometido com a empresa onde você trabalha. Não desgaste a imagem da empresa. Deficiências internas não devem ser levadas para o cliente externo;
  • Cumpra rigorosamente os prazos;
  • Saiba escutar. É aconselhável ouvir mais do que falar, especialmente em se tratando de reclamações e consultas de clientes;
  • Cuidado com as brincadeiras, elas podem ter a função de aliviar a tensão do grupo em determinado momento, em outros pode levar o grupo a fugir de uma tarefa ou criar situações constrangedoras.

Agir eticamente dentro (ou fora) da empresa sempre foi e será uma decisão pessoal.


9. Regras de Boa Convivência

  • Seja cortês com clientes internos e externos. Trate a todos com respeito;
  • Zele pelo nome da empresa. Comunique-se, relacione-se bem, aja de forma irrepreensível dentro e fora da empresa;
  • Não fume durante sua jornada de trabalho;
  • Observe as diretrizes e normas da empresa. Contribua para a manutenção de um bom ambiente de trabalho;
  • Retire de sua vida a fofoca, por mais bem intencionada que seja;
  • Faça aos outros, aquilo que gostaria que fizessem com você;
  • Tenha humildade. Procure aprender com os outros, através de troca de experiências. Ao chegar ao ambiente de trabalho, cumprimente a todos, sem distinção;
  • Respeite a opinião e a dificuldade do próximo;
  • Procure agir com profissionalismo. Isso implica em: ser ético em primeiro lugar, ajudar o grupo a crescer, estar sempre pronto para atender às necessidades do cliente.

10. Palavras Finais

Você faz parte do Grupo MAP e passa boa parte de seu tempo na Empresa. Por meio do seu trabalho você ganha o seu sustento e pode contribuir para um futuro melhor de seus familiares.


Mas lembre-se: Você não trabalha sozinho.


O sucesso da empresa, e de cada um de nós, vai depender do grau com que todos consigam trabalhar em equipe, buscando sempre prestar os melhores serviços com maior produtividade e sem desperdícios.

Ninguém é mais ou menos importante na empresa. Todos são importantes porque fazem parte de uma equipe.


Que bom que você faz parte de nossa Equipe!!!!


Desde 2001 trabalhando com dedicação e seriedade

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