„...Antes de fechar contrato, você deve levar em conta as garantias para que o seu processo de terceirização aconteça de maneira correta e segura. ”
A nova Lei da Terceirização trouxe inúmeras mudanças. Mais serviços podem ser terceirizados, até mesmo a atividade-fim do negócio. A consequência disso é que a terceirização tem se popularizado cada vez mais e estão surgindo muitas empresas de caráter duvidoso. Por isso, antes de fechar contrato, é muito importante observar alguns critérios para você não ser surpreendido negativamente.
1. Cumprimento das obrigações legais trabalhistas
Preço muito abaixo do mercado? Desconfie imediatamente. É bem possível que a empresa não esteja cumprindo as obrigações trabalhistas. Saiba que, de acordo com a nova Lei, é de responsabilidade da terceirizada o pagamento dos direitos ao trabalhador em caso de ações trabalhistas questionadas na Justiça. Se a terceirizada não tiver dinheiro ou bens para arcar com o pagamento, a empresa que contratou os serviços da terceirizada poderá ser acionada e ter os bens penhorados pela Justiça como forma de pagamento da causa trabalhista. Fique atento!
2. Transparência na Gestão
Verifique se a empresa terceirizada pode apresentar a documentação dos seus colaboradores. Assim, você poderá conferir se há irregularidades e evitará problemas no futuro. Solicite também documentos que provem a regularidade fiscal e sindical da empresa.
Por isso, para que as tarefas sejam executadas da forma desejada, é preciso que o contratante informe as suas reais necessidades e oriente quanto às especificidades do serviço antes de fechar o contrato com a terceirizada. Em poucas palavras, você precisa ser franco e bem claro.
3.Velocidade na Implantação do projeto
O tempo para implantação de cada projeto pode variar de acordo com a sua complexidade. Porém, um dos principais benefícios da terceirização é justamente o ganho de tempo para o gestor, que pode focar em seu core business. Portanto, analise essa questão e verifique também a velocidade para repor ou substituir profissionais em caso de problemas ou emergências.
Essa recomendação está ligada à questão que falamos anteriormente. Com os processos de serviços bem definidos e registrados em contrato, o seu gerenciamento ficará mais fácil para mensurar os resultados das atividades.
4. Mão de Obra qualificada
Quando você contrata uma empresa terceirizada, você está contratando profissionais especialistas em suas áreas. Infelizmente, é muito comum encontrarmos empresas que oferecem o serviço de terceirização com pessoas que não estão qualificadas para realizar o serviço. Isso acontece principalmente no ramo de segurança. Não contrate amadores. O improviso pode sair muito caro. Exija profissionais qualificados e bem treinados regularmente.
Fique atento também ao cumprimento das questões ligadas a saúde e segurança do trabalho. Tudo tem que ser cumprido rigorosamente para garantir a segurança e qualidade do serviço e evitar riscos e prejuízos.
5. Equipamentos, uniformes e inovações
Procure por empresas que possam realmente agregar ao seu negócio: uniformes padronizados, equipamentos modernos; e que esteja sempre em busca de novidades para otimizar a prestação do serviço.
6. Experiência, clientes e reputação no mercado
Antes de fechar contrato, você deve levar em conta as garantias para que o seu processo de terceirização aconteça de maneira correta e segura. Cheque o tempo de mercado dessa empresa e quem são os seus clientes. Isso já é uma boa base para você selecionar o seu fornecedor de mão de obra.
Dê prioridade às empresas que possuem Selo de Qualidade ISO 9001, que garante qualidade em seus processos internos. Mais uma garantia para o sucesso do seu negócio. Com essas dicas, dificilmente você cairá em alguma armadilha no processo de terceirização.
Quer montar o seu projeto? Converse com os nossos consultores e receba uma proposta..