„...sair por aí investindo em equipamentos ou profissionais de segurança, sem o devido planejamento do setor, além de gerar desperdício de dinheiro, também pode expor o seu patrimônio a graves riscos..”
Quando se fala em Segurança Patrimonial, muitos gestores já pensam em instalar câmeras, alarmes e contratar vigilantes. De um modo simplista, isso parece ser o mais óbvio para a redução de riscos. Porém, a Segurança Patrimonial é uma atividade bastante complexa que exige técnicas em planejamento estratégico para encontrar a solução mais adequada de acordo com os riscos de cada ambiente.
Ou seja, sair por aí investindo em equipamentos ou profissionais de segurança, sem o devido planejamento do setor, além de gerar desperdício de dinheiro, também pode expor o seu patrimônio a graves riscos.
Levantamos as falhas mais comuns que encontramos na segurança patrimonial de diversos estabelecimentos.
1) Falha no projeto
Esse é sem dúvida o principal e mais comum erro. Muitos acreditam que as empresas de segurança patrimonial são todas iguais, só muda o preço e o endereço. Isso é um grande equívoco.
Uma boa empresa de segurança patrimonial precisa montar um projeto de segurança para o seu estabelecimento, seja ele comercial ou residencial. O objetivo de todo projeto de segurança é reduzir danos, perdas patrimoniais e ações criminosas; bem como, gerar bem-estar local para colaboradores, clientes/moradores; trazendo a sensação de plena segurança para todos.
Um plano de segurança patrimonial é montado através de análises técnicas feitas por especialistas em segurança. São observados todos os pontos de vulnerabilidade, riscos do entorno do ambiente, a dinâmica do local, entre outros itens. É partir dessa coleta de dados, com foco na proteção de bens e na integridade das pessoas que o planejamento de segurança é construído.
Veja os principais pontos analisados dentro de um projeto de segurança patrimonial:
- Diagnóstico sobre as necessidades da empresa ou condomínio;
- Análise completa dos riscos e vulnerabilidades;
- Checklist descritivo dos equipamentos e profissionais necessários;
- Passo a passo do processo de instalação de equipamentos de segurança;
- Indicação de procedimentos de segurança;
- Passo a passo para implantação do projeto de segurança.
2) Ausência de procedimentos
O objetivo dos procedimentos de segurança é orientar colaboradores e demais públicos do estabelecimento, sobre como proceder nas operações rotineiras e também em situações de emergência. Através desse documento criado pela terceirizada, é detalhado minuciosamente as ações necessárias a serem tomadas para cada ocorrência em específico, como por exemplo: acesso de visitantes; revista de volumes, entrega de encomendas, correio, uso de celulares, prevenção e combate a incêndio; atividades suspeitas e outras.
Detalhar esses procedimentos é de extrema importância para o planejamento estratégico da segurança patrimonial, pois:
- Facilita a integração e treinamento dos Recursos Humanos;
- Reduz a possibilidade de erro e o uso de improvisações;
- Adequa a atualização dos recursos tecnológicos e humanos;
- Permite a execução de tarefas de maneira uniforme;
- Disciplina o comportamento das pessoas sobre a segurança;
- Dá autonomia e autoridade para os vigilantes na execução;
- Padroniza atividades relacionadas à segurança patrimonial.
3) Avaliação equivocada dos riscos
Ninguém é capaz de prever quando ou como vão acontecer ações adversas, mas, com as ações corretas, é possível garantir que o seu patrimônio e colaboradores estejam protegidos e com riscos minimizados.
Para adequar e elevar o nível da sua segurança patrimonial é necessário estabelecer os procedimentos de acordo com os riscos que o ambiente oferece, levando em consideração também o tipo de atividade fim do estabelecimento. Para isso, é preciso conhecer profundamente a rotina do local.
Nem sempre, o monitoramento e vigilância 24h é o mais recomendado para garantir a segurança. Apenas um especialista em segurança patrimonial estará apto para levantar dados e informações relevantes para analisar os riscos que o ambiente oferece. É preciso avaliar a estrutura física, o comportamento dos colaboradores e visitantes, as rotinas, etc; para poder definir o grau de vulnerabilidade do local.
Caso o estabelecimento já conte com equipamentos e outros itens de segurança, cabe ao especialista analisar a eficiência e necessidade de cada um deles. As câmeras estão posicionadas corretamente? São realmente necessárias? Esse é o melhor modelo de câmera para o ambiente? As cercas foram instaladas respeitando a legislação? Entre outras questões.
O objetivo principal da avaliação de riscos, é fazer com que a segurança patrimonial cause impacto e dificulte o acesso de pessoas não autorizadas, desencorajando criminosos e pessoas mal-intencionadas.
4) Falta de profissionais qualificados
Esses “profissionais” estão em todos os ramos do serviço de segurança e não são necessariamente empresas não autorizadas, mas instituições que se apresentam no mercado com preços baixos e com "profissionais" sem as corretas instruções e treinamentos; com equipamentos de má qualidade, sonegação de impostos, entre outros crimes e contravenções.
Isso é um grave risco ao seu empreendimento. Quem contrata ou executa o serviço de segurança clandestina está sujeito às penalidades previstas em lei. Quaisquer agressões, lesões corporais ou outras consequências advindas do uso de arma de fogo ou de armas não letais, causadas pela prestação de serviço clandestino, levam o infrator e também o contratante a responder criminalmente pelo fato.
Por tudo isso, é muito importante verificar com critério qual será a empresa responsável pela segurança do seu patrimônio.
Confira algumas dicas para selecionar uma boa empresa de terceirização de mão de obra
5) Falta de integração entre contratante e terceirizada
O bom desempenho da segurança patrimonial está diretamente ligado à cultura da organização. De nada adianta avaliar os riscos, montar o projeto, investir em equipamentos e profissionais, implantar procedimentos se a própria contratante do serviço cria brechas na segurança e negligência certos riscos
É importante integrar o seu time de segurança terceirizado com os demais colaboradores do local. Manter uma comunicação ativa com a terceirizada também é fundamental para o aperfeiçoamento dos serviços.
Os benefícios trazidos ao usar uma cultura de segurança apropriada e ter a equipe integrada possibilitam que a segurança patrimonial fique mais eficiente, confortável e menos burocrática. Isso não significa que os procedimentos não devem ser seguidos. Afinal, com a implementação correta, os colaboradores estarão conscientes das ações e medidas necessárias para manter o bem-estar e a segurança de todas as partes.
Muitas vezes, o colaborador acha que a câmera instalada em sua sala está ali para vigiá-lo e não para garantir a sua segurança. Esclarecer aos colaboradores sobre a importância das normas e como elas podem beneficiar todos, vai facilitar a adesão e a colaboração. Treinamentos e campanhas motivacionais pode ser excelentes ferramentas para a integração, implementação e conscientização da Política de Segurança.
Essas ações contribuem para difundir o pensamento coletivo em segurança, fazendo com que as pessoas contribuam, em conjunto, tornando o local de trabalho mais seguro e tranquilo para todos.
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