„Examine como anda a qualidade e desempenho de atividades internas que não são atividades objetivo do seu negócio.”
A terceirização pode ser uma vantagem competitiva para qualquer tipo de empresa, independente do seu porte. Mas como saber qual a hora certa para terceirizar um serviço secundário? Como calcular se é realmente mais vantajoso para o seu negócio? Quais são os critérios que devem ser avaliados? Nós vamos ajudar você a chegar a essa conclusão.
1. Compare o custo da mão de obra interna com a terceirizada
Uma boa saúde financeira é imprescindível para o desenvolvimento do seu negócio. Por isso, uma das primeiras questões que você deve analisar é essa: qual a diferença de custo entre contratar uma mão de obra terceirizada e manter uma equipe interna. Quanto você gasta com processo seletivo, contratação, treinamento, direitos trabalhistas, uniformes, equipamentos? Como isso impacta a médio e longo prazo as suas despesas e folha de pagamento?
O serviço terceirizado é feito por um profissional especializado na área na qual ele irá atuar - recepção, limpeza, segurança, jardinagem, entre outros), logo a qualidade desse serviço tende a ser maior, pois são profissionais experientes, que passam por atualizações constantes, treinados e qualificados para a tarefa. Isso também gera economia de recursos e de tempo, já que as atividades podem ser realizadas com mais eficiência e eficácia.
2. Examine como anda a qualidade e desempenho de atividades internas que não são atividades objetivo do seu negócio.
Como anda o seu serviço de recepção, portaria, segurança e limpeza? Os clientes se queixam de algo? O que os seus colaboradores dizem? Há algo que você acha que precisa ser melhorado, mas você não tem tempo para isso?
Apesar de não serem atividades chave para o seu negócio, esses serviços podem fazer uma grande diferença positiva. Atender bem ao cliente, manter um ambiente limpo e trazer a sensação de segurança pode agregar muito mais valor ao seu negócio como um todo.
3. Analise a necessidade de crescimento da sua empresa
Você passa mais tempo resolvendo problemas ligados às atividades que não são objetivo de seu negócio? Está com dificuldades para focar no que realmente importa para o crescimento da sua empresa? Precisa diminuir custos com pessoal e manter a qualidade e produtividade em alta?
Se você respondeu “sim” para a maioria dessas perguntas, a terceirização pode ser um bom caminho para o crescimento da sua empresa. Ao otimizar o seu tempo como gestor, reduzir custos com mão de obra, aumentar a qualidade de serviços secundários e ampliar o foco no que realmente importa para o seu negócio, as chances de expansão da sua empresa vão aumentar consideravelmente.
Terceirizar serviços secundários garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos. Para isso, entretanto, é muito importante escolher bem a prestadora correta, a fim de que todo o contrato seja cumprido como previsto.
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