„...o primeiro passo é analisar quais são as necessidades dos ambientes que precisam ser limpos.”
Um ambiente limpo, organizado e bem conservado proporciona inúmeros benefícios para uma empresa: tanto para clientes em compra, quanto para a produtividade dos seus colaboradores. Porém, para manter um ambiente sempre limpo é preciso ter bastante organização, atenção e dedicação. Um cronograma com as tarefas, locais e horários para efetuar a limpeza, ajudará a sua empresa a não desperdiçar recursos e a estar sempre impecável!
Como montar um cronograma de limpeza??
É preciso limpar tudo todos os dias? Qual é a frequência ideal para realizar a limpeza? Quantos colaboradores minha equipe precisa ter? Essas são algumas dúvidas bastante comuns entre os gestores. Mas, o primeiro passo é analisar quais são as necessidades dos ambientes que precisam ser limpos.
Qual é o tamanho do espaço? Qual é o tipo de piso no local? Tem algum mobiliário? De qual tipo? Há um grande fluxo de pessoas? É um ambiente com alimentos? Estoque de produtos? Essas são algumas perguntas básicas para poder definir qual o tipo de produto, quantidade e equipamentos de limpeza necessários para realizar o serviço adequadamente.
Como definir a frequência ideal para a limpeza?
Alguns ambientes como banheiros, cozinha, praças de alimentação, escadas e corredores de grande fluxo, etc, são locais que necessitam de limpeza frequente. Em alguns casos, devem ser asseados mais de uma vez por dia. Por outro lado, existem outros ambientes que demandam menor periodicidade de limpeza, como fachadas, tetos e outros.
A realidade é que a frequência da limpeza dependerá muito do segmento de atuação da sua empresa e do local onde está instalada. Estabelecimentos que trabalham com alimentos ou medicamentos, por exemplo, tem necessidades sanitárias diferentes de um prédio empresarial. Se você está em uma cidade litorânea, a umidade e o salitre podem contribuir para aumentar a sujeira. Portanto, além de atentar para as divisões físicas do negócio, é preciso também avaliar a atividade-fim, o local e as normas sanitárias a que está submetido.
Existe um melhor horário para realizar o serviço de limpeza?
Isso também dependerá do segmento da sua empresa. Mas, de forma geral não existe um horário mais indicado para a realização do serviço de limpeza. Contudo, alguns períodos devem ser evitados.
Por exemplo, em um escritório, passar o aspirador de pó em horário comercial pode dificultar tanto o trabalho do agente de limpeza – que precisa de espaço para realizar o serviço - quanto dos outros colaboradores que necessitam de um ambiente menos “barulhento” para entregar um relatório. Nesse cenário, o mais indicado seria realizar esse serviço no fim do expediente.
Nos shoppings, existem máquinas que fazem a limpeza de pisos. Essas máquinas não são pequenas. Colocá-las nos corredores em horário comercial, certamente incomodaria os clientes.
É recomendado terceirizar o serviço de limpeza?
Administrar equipes, gerenciar a compra e estoque de produtos de limpeza, saber quais equipamentos são necessários, que tipo de produto utilizar, quantas vezes limpar, como se adequar as questões de saúde e segurança do trabalho e ainda gerenciar imprevistos; você, gestor, tem tempo para isso?
O serviço de limpeza exige experiência e conhecimento. Se você deseja deixar o ambiente da sua empresa impecável, com a correta higienização, é indicado a terceirização do serviço. Você terá a sua disposição especialistas no assunto, garantindo uma melhor execução do serviço e ainda ficará com mais tempo para se dedicar a atividade-fim do seu negócio.
Confira as principais vantagens em terceirizar o serviço de limpeza.